top of page
WhatsApp%20Image%202020-06-19%20at%2009.

SOBRE NÓS

A introdução de espécies exóticas em sistemas aquáticos ameaça a biodiversidade nativa. As nossas atividades científicas focam-se nos padrões espaciais e temporais das invasões biológicas nos ecossistemas de água doce. A sua deteção precoce, a identificação das rotas dos peixes invasores e a avaliação dos seus impactos são alguns dos nossos objetivos.

Pipetting Samples and Test Tube
4504_107737626992_6564254_n_edited.jpg

FILIPE RIBEIRO

INVESTIGADOR PRINCIPAL

PERFIL DE INVESTIGAÇÃO | Avaliação dos mecanismos subjacentes à chegada e ao estabelecimento de peixes invasores, com o objetivo de melhorar a deteção atempada da dispersão das espécies invasoras. A sua linha de investigação foca-se na conservação de peixes de água doce e engloba, entre outros, a deteção de espécies raras, a avaliação dos impactos dos peixes invasores e a ecologia de larvas de peixes em sistemas dulçaquícolas e estuarinos.

CONTACTO | fmvribeiro@gmail.com

PÁGINA www.mare-centre.pt/pt/user/280

CHRISTOS GKENAS

INVESTIGADOR DOUTORADO

PERFIL DE INVESTIGAÇÃO | Ecologista de peixes com interesse em questões relacionadas com a biologia das invasões. O foco da sua investigação são as interações tróficas entre espécies nativas e invasoras e as alterações que estas promovem na estrutura e na função das comunidades e das cadeias tróficas no espaço e no tempo. Esta pesquisa envolve trabalho de campo e de laboratório e análise estatística avançada e é direcionada para sistemas mediterrâneos com impacto humano crescente.

CONTACTO | chrisgenas@gmail.com

PÁGINAwww.mare-centre.pt/pt/user/273

Profile%252520pic_edited_edited_edited.jpg
IMG_4739_edited_edited_edited.jpg

JOANA MARTELO

INVESTIGADORA DOUTORADA

PERFIL DE INVESTIGAÇÃO | Temáticas relacionadas com a ecologia e comportamento de peixes dulçaquícolas, especificamente no estudo dos fatores e mecanismos que determinam a distribuição e abundância dos indivíduos. Atualmente, interessa-se pelo estudo do efeito de peixes invasores e do aumento da temperatura na estrutura e funcionamento das teias tróficas e não tróficas em ecossistemas dulçaquícolas.

CONTACTO | joanamartelo@gmail.com

PÁGINA www.mare-centre.pt/pt/user/8903

MANUEL CURTO

INVESTIGADOR DOUTORADO

PERFIL DE INVESTIGAÇÃO | Utilização de informação genómica de DNA ambiental para detetar espécies raras de peixes de água doce e descrever padrões de genética de populações. Atualmente, o seu foco de investigação incide também no estudo dos impactos da introdução da tilápia-do-nilo em outros ecossistemas. Os seus interesses científicos incluem ainda a genética da conservação, o estudo dos padrões de diversidade genética e divergência durante processos de radiação adaptativa, e DNA barcoding.

CONTACTO | manuel.curto@boku.ac.at

PÁGINAhttps://www.mare-centre.pt/pt/user/13312

Sem%2520T%25C3%25ADtulo_edited_edited.jp
IMG_20200807_162229_edited_edited.jpg

MIGUEL MORGADO-SANTOS

INVESTIGADOR DOUTORADO

PERFIL DE INVESTIGAÇÃO | Os seus interesses científicos englobam as áreas da ecologia, comportamento, genética e biologia evolutiva, estando atualmente focados na avaliação dos impactos dos peixes invasores na alteração das teias tróficas das comunidades dulçaquícolas nativas, sobretudo nas modificações das suas estruturas morfológicas funcionais. A comunicação da ciência para o público geral também é uma das suas principais áreas de interesse.

CONTACTO | miguelfmsantos@gmail.com

miguel.png
picture-8791-1548952390_edited_edited.jpg
WhatsApp%2520Image%25202020-10-27%2520at
WhatsApp%2520Image%25202020-09-20%2520at
WhatsApp%20Image%202020-06-19%20at%2009.

DIOGO RIBEIRO

BOLSEIRO & ESTUDANTE DE MESTRADO

Avaliação dos impactos antropogénicos em sistemas de zonas húmidas do Tejo. Bolseiro de investigação do projeto SONICiNVADERS.

DIOGO DIAS

ESTUDANTE DE MESTRADO

A sua dissertação de Mestrado foca-se no estudo das comunidades de larvas de peixes dos mangais de São Tomé e Príncipe.

GIL SANTOS

ESTUDANTE DE MESTRADO

A sua tese incidirá sobre as preferências de habitat de juvenis e adultos do peixe-gato-europeu (Silurus glanis) em ambientes lênticos.

ANDRÉ SANTOS

ESTUDANTE DE LICENCIATURA

Avaliação do potencial de invasão e dos impactos do peixe-gato-europeu (Silurus glanis) nas comunidades piscícolas nativas.

bottom of page